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A origem do Sistema de Protocolo Eletrônico de Documentos – SPED

Sistema de Protocolo Eletrônico de Documentos – SPED, é um sistema WEB que surgiu da necessidade de integrar o controle na troca de documentos internos e externos das Organizações Militares do Exército. A partir desta necessidade o sistema foi desenvolvido pelo Exército para controlar o protocolo de documentos.

Em julho de 2007 a Força Aérea Brasileira se interessou em participar do projeto e passou a chamá-lo dentro da aeronáutica de SIGADAER – Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da Aeronáutica.

Este nome tem origem nas normas que o CONARQ (Conselho Nacional de Arquivologia) elaborou chamada SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos). A intenção do projeto é implementar as normas do CONARQ para que o sistema se torne um SIGAD.

E quais são as principais características?

  • Visa atender às normas do CONARQ;
  • Desenvolvido sob arquitetura WEB;
  • O sistema foi desenvolvido em parceria com o Exército e Aeronáutica;
  • Código fonte do sistema sob domínio do Exército e Aeronáutica;
  • Projeto em constante evolução;
  • Arquitetura do sistema permite maior simplicidade e uso de poucos recursos de rede;
  • Fluxo documental bem definido;
  • Sistema parametrizado pela organização;
  • Editor de texto próprio com caracteres especiais;
  • Tramitação dos documentos digitalmente.

 


Categories:Protocolare
Tags:eprotocologestão eletrônica de documentosprotocolareprotocolo eletrônicosistema de protocolo eletrônico de documentossped
Published on :Posted on 21/10/201921/10/2019 by Plenus

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