Muitos municípios passaram a transmitir suas sessões ao vivo pela Internet.

Essa iniciativa está se tornando cada vez mais comum, pois amplia o acesso das sessões a toda população. Também é uma ação que ajuda os governos municiais a cumprirem exigências da Lei da Transparência (Lei Complementar 131/2009) e da Lei de Acesso à Informação (Lei 12527/2011). E o que essas leis têm a a ver com a transmissão ao vivo?

Ambas as leis possuem como princípio, que governos têm o dever de incentivar a participação do cidadão e oferecer meios de acesso à informação, de forma proativa e transparente.

Como transmitir sessões ao vivo pela Internet?

Existem diversos modos de realizar a transmissão ao vivo. Antes da popularização dos Sites de Streaming como You Tube, era necessário adquirir câmeras, computador com placas de vídeo e softwares específicos, mas após esta popularização, muitas câmaras vêm realizando suas transmissões através de Sites como o You Tube, que permite a realização de lives desde que possua um canal e também armazenar e centralizar todos os vídeos. Outra vantagem, é a possibilidade de incorporar os vídeos e o link da transmissão ao vivo, diretamente no Site da câmara. Outra forma de transmitir, é através de redes sociais como o Facebook, que também permite a realização de transmissões ao vivo.

A maior vantagem de transmissões realizadas através destes canais, é o custo. Com eles, não é necessário que a câmara realize a compra e investimento em infraestrutura. A transmissão pode ser feita através de webcam, celular ou se quiser melhorar um pouco a qualidade da transmissão, poderá adquirir uma câmera.