Criar Site para Prefeituras ou Câmaras de forma gratuita pode ser uma boa alternativa para momentos difíceis em relação a economia e recursos financeiros. Muitas prefeituras optam por criarem o seu Site gratuitamente em seu próprio departamento de informática, utilizando CMSs (Content Management System) como WordPress ou Joomla, pois eles permitem serem instalados e implantados de forma simples e fácil, sem a necessidade de programar uma só linha de código. Dessa forma, não precisa ser um especialista na área ou um programador experiente. Mas criar um Site para uma prefeitura ou câmara vai além de instalação de uma ferramenta de CMS e a publicação do conteúdo, diversos pontos precisarão ser atendidos pelas exigências da Lei de Acesso à Informação e Lei da Transparência, e ainda garantir segurança ao Site, ponto importantíssimo que muitas vezes é esquecido quando falamos de Sites feitos com WordPress.

A segurança de um Site de prefeitura ou câmara é um ponto importantíssimo que muitas vezes está sendo esquecido. Muitas prefeituras e câmaras estão sofrendo ataques cibernéticos, onde todos os dados inseridos nos Sites são apagados e indo além, e-mails estão sendo disparados contendo vírus e mensagens de propaganda, utilizando a identidade de servidores públicos responsáveis pelos e-mails. Isso porque quando esse tipo de plataforma é utilizada, WordPress, Joolma, muitas vezes por técnicos sem conhecimento aprofundado na área de desenvolvimento, se esquecem de tomarem os devidos cuidados em relação a segurança. Estas plataformas exigem a instalação de alguns plugins que garantem a sua segurança ou tentam dificultar este tipo de ação. A Plenus, empresa especializada em criar Sites para prefeituras e câmaras, possui diversos órgãos atendidos que anteriormente, quando ainda não eram clientes, passaram por este tipo de problema, pois possuíam Sites criados com WordPress.

Mas o que Site da prefeitura deve ter? Por onde começar?

Um Site de prefeitura ou câmara, precisará ter um domínio gov. Em cada estado é uma entidade responsável pela disponibilização dos domínios para os órgãos, por exemplo, no Paraná, a entidade responsável é a CELEPAR, em Minas Gerais, a PRODEMGE. Após ter o domínio disponibilizado, a prefeitura precisará hospedar o domínio em um servidor de hospedagem. Esse servidor garante o armazenamento dos arquivos do Site para publicação na Internet e disponibiliza à prefeitura, a utilização de serviço de e-mails corporativos (@pr.gov.br).

Em relação ao conteúdo, o Site além de atender as exigências do Ministério Público em relação a Lei de Acesso à Informação, nele poderão ser publicadas as notícias da prefeitura, publicação de fotos e dados de obras, leis, agenda de eventos, disponibilização de serviços ao cidadão, ouvidoria online, canais de relacionamento com o cidadão.

Para saber mais sobre a importância do Site para a prefeitura, o que ele precisa ter e o que é avaliado pelo Ministério Público, acesse o link https://www.plenussistemas.com.br/blog/qual-a-importancia-do-portal-para-a-prefeitura/ fizemos um post especialmente para ajuda-lo.

Para as prefeituras e câmaras que já possuem um Site e estão passando pela auditoria do Ministério Público, receberam uma TAC-Termo de Acordo e Concordância ou querem saber se o seu Site atende todas as exigências, a Plenus, com o intuito de ajudar, disponibiliza gratuitamente uma consultoria para avaliar o Site e ajudar no atendimento às exigências da Lei de Acesso à Informação. Gostaria de participar? Através deste link https://materiais.plenussistemas.com.br/portyx você terá acesso ao formulário de cadastro. Assim que enviar a sua mensagem, um dos nossos consultores especialistas entrará em contato para agendar a avaliação.

A Plenus tem como objetivo ajudar órgãos públicos a atenderem a Lei de Acesso à Informação, auxiliando a gestão pública em ser ainda mais transparente e facilitar o relacionamento entre poder público e cidadão.